Piquete Virtual

IBM italiana realiza a primeira greve digital

Funcionários da unidade da IBM na Itália organizaram na semana passada o que será conhecida como a primeira greve de trabalhadores em mundos virtuais. Eles levantaram faixas de protesto numa manifestação aberta no Second Life.

Os trabalhadores “reais” trabalharam normalmente em suas funções e usaram os horários de intervalo para controlar seus avatares em mobilização na entrada da ilha da IBM no Second Life, segundo o sindicalista italiano Frabrizio Potetti.

A companhia comprou e mantém diversas ilhas no mundo virtual, onde “encontra clientes e faz marketing”; por essa razão, uma manifestação no SL “afeta a imagem da empresa”, disse Potetti.

Os avatares distribuiram kits oara simpatizantes de todos os países, com camiseta e cartazes. Os empregados da IBM Itália, cerca de 9 mil, protestaram pelo fim das negociações sobre o acordo coletivo e a suspensão do pagamento por produtividade.

O protesto foi organizado, entre outras entidades, pela Rappresentanze Sindicali Unitarie (RSU), espécie de CUT italiana.

Segundo o site da RSU, centenas de pessoas de 30 países, incluindo Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Canadá haviam assinado um documento para enviar à direção da IBM na Europa. Um blog deu notícias em tempo real sobre a manifestação.

 Fonte: O Estado de São Paulo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someoneShare on Tumblr
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 Responses to Piquete Virtual

  1. Aline Parizzi says:

    Aff.. só faltava essa.. rs.rs.rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *