Você sabe o que significa Big Brother?

A origem do nome da atração global

Nesta terça-feira estréia a oitava edição da atração da Rede Globo, “Big Brother”. Mas você sabe de onde surgiu o termo “Big Bother”, ou em português, “Grande Irmão”? O termo foi cunhado no romance “1984”, de George Orwell, e identifica o personagem onipresente que vigia a tudo e a todos. 1984 é o último livro da carreira de Orwell, que lutou contra a tuberculose para conseguir concluir o livro. Veja um resumo de 1984, cortesia da Wikipedia:

“No livro conta-se a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade de Oceânia e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O’Brian, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, todo homem tem os seus limites.
A trama se passa na Pista No.1, o nome da Inglaterra sob o regime totalitário do Grande Irmão (no original, Big Brother) e sua ideologia IngSoc, e conta a história de Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade, um órgão que cuida da informação pública do governo. Diariamente, os cidadãos devem parar o trabalho por dois minutos e se dedicar a atacar histericamente o traidor foragido Emmanuel Goldstein e, em seguida, adorar a figura do Grande Irmão. Smith não tem muita memória de sua infância ou dos anos anteriores à mudança política e, ironicamente, trabalha no serviço de rectificação de notícias já publicadas, publicando versões retroactivas de edições históricas do jornal The Times. Estranhamente, ele começa a interessar-se pela sua colega de trabalho Julia, num ambiente em que sexo, senão para procriação, é considerado crime. Ao mesmo tempo, Winston é cooptado por O’Brien, um burocrata do círculo interno do IngSoc que tenta cooptá-lo a não abandonar a fé no Grande Irmão.

De facto, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas. George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgência, para avisar os seus contemporâneos e as gerações futuras do perigo que corriam, e lutou desesperadamente contra a morte – sofria de tuberculose – para poder acabá-lo. Ele foi um dos primeiros simpatizantes ocidentais da esquerda que percebeu para onde o estalinismo caminhava e é aí que ele vai buscar a inspiração – lendo Mil Novecentos e Oitenta e Quatro percebe-se que o Grande Irmão é baseado na visão de Orwell sobre os totalitarismos de várias índoles que dominavam a Europa e Ásia na época. Stalin, também Hitler e Churchill foram algumas das figuras que inspiraram Orwell a escrever o romance.

O estado controlava o pensamento dos cidadãos, entre muitos outros meios, pela manipulação da língua. Os especialistas do Ministério da Verdade criaram a Novilíngua, uma língua ainda em construção, que quando estivesse finalmente completa impediria a expressão de qualquer opinião contrária ao regime. Uma das mais curiosas palavras da Novilíngua é a palavra duplipensar que corresponde a um conceito segundo no qual é possível o individuo conviver simultaneamente com duas crenças diametralmente opostas e aceitar a ambas.

Outra palavra da Novilíngua era Teletela, nome dado a um dispositivo através do qual o Estado vigiava cada cidadão. A Teletela era como que um televisor bidirecional, isto é, que permitia tanto ver quanto ser visto. No livro, Orwell expõe uma teoria da Guerra. Segundo ele, o objectivo da guerra não é vencer o inimigo nem lutar por uma causa. O objetivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas. A guerra serve para destruir os bens materiais produzidos pelos pobres e para impedir que eles acumulem cultura e riqueza e se tornem uma ameaça aos poderosos.”

Fica ai a sugestão… ao invés de perder tempo com um programa de TV imbecil, leia um dos melhores livros de todos os tempos.

Ou se você não tem paciência para ler, assista a excelente adaptação para o cinema:

Formato: rmvb
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR

Download via Rapidshare:

1 :: 2 :: 3 :: 4

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someoneShare on Tumblr
This entry was posted in Entretenimento, Filmes and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

18 Responses to Você sabe o que significa Big Brother?

  1. João says:

    Cuidado ao ler este livro! Ele pode ser perigoso, pois faz as pessoas pensarem!

  2. George says:

    parabens pelo blog, e muito bom também o post, realmente um dos melhores livros, e o programa de tv faz juz ao nome, não pelos participantes do programa, mas pelos telespectadores que assistem a “teletela” e são constantimente manipulados e desconhecem toda a verdade.

  3. Jessica Pedersoli says:

    Esse filme não uma parecia muito boa não!
    Eu não indico a ninguem assistir esse filme, a cara do cara do filme q esta parecendo nao e boa não!
    Sei lá!
    Fikem de olho no q vc vê!
    Pq td q vc traz p/ sua casa vem pra vc coisas ruins ou boas!
    Que Deus dirija a sua vida nesse momento em nome de Jesus.
    😛

  4. sinistro says:

    não li este livro, mas gostaria de ler. se alguém se propeser a doá-lo. aceitarei de bom grado. pois este assunto está repercutindo muito atualmente, e eu acho que não é por acaso. por só agora tudo isso está vindo á tona. pensem nisso.

  5. a melhor coisa que devemos fazer e crer em jesus cristo e publicar essa coisa a quantas pessoa podermos fiquem com DEUS e que ele os ilumine

  6. Billylouco says:

    O Jessica, cria vergonha na cara. O filme é baseado em um dos melhores livros já escritos na literatura mundial. Você vem dizer que a “cara” do filme não é boa.
    Um pouco de cultura faz bem pra alma sabia. Jesus era inteligente e sabe que a mensagem do filme nos faz pensar. Abra sua mente. Sai desse mundinho.

  7. CLARICE says:

    Q POLÊMICA.O Q VALE O HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A SUA PRÓPRIA ALMA?

  8. Adriana Santos pinto says:

    Big brother em português significar grandes irmãos

  9. cau says:

    big brother e coisa do diabo todo mundo fica doido para entrar mas depois vão ficar doido para sair ,.rrrrrrr;

  10. geraldo says:

    OLHA PELO QUE EU POUCO ENTENDO EM DE VER ESTAS COISAS EMORAL A SISTA ALGO QUE A GRADE A DEUS

  11. jajai says:

    uma porcaria de programa nao perco meu tempo para asistir

  12. joao victor says:

    isso concerteza tem a ver com a nova ordem mundial e acho q todos temos q procurar saber sobre tudo q esta pra acontecer/

    talves vcs achem assim esse ai ta loko
    mais vcs vao entender um dia como antes mesmo de acontecer eu ja entendi[/
    espero q deus tenha misericordia de nois quando esse tempo chegar

  13. piru says:

    porra nenhuma nem existe essa merda vai se ferra

  14. piru says:

    a nova ordem mundial em breve nos cinemas otário essa merda não existe kkkkkkkkkkkkkkk só se for em Hollywood

  15. michelly says:

    porque vocês não vão pra igreja de uma vez saber de jesus que cura salva e liberta e batiza com o espirito santo e melhor do que usar o nome de Deus em vão na palavra fala não usar meu nome em vão.

  16. lindsay almeida reis says:

    pessoal sei que muitos vão rir disso mas eu acredito se vocês procurarem no youtube vao ser covencidos tem um simbolo satanico que tem um olho dentro do triangulo e é apenas 1 por que é que os robos do big brother teem so um olho fica a pergunta

  17. glenda says:

    Nunca mais assistam bbb isso é coisa do capiloto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *